Fundesportes faz homenagem para escola que desistiu de uma partida no Jep`s

Colégio CEMD preferiu não vencer por desistência, remarcou jogo, perdeu e foi homenageada pelo gesto humanitário

A Fundação Municipal de Esportes (Fundesportes) entregou medalhas e um troféu referente a uma participação nos Jogos Escolares de Paranaguá (Jep`s) deste ano para a professora de educação física e para atletas do Colégio CEMD.

O presidente da Fundesportes Valmir Martins e o diretor de esportes Paulo da Paz foram ao colégio prestar uma homenagem após um fato marcante ter acontecido em uma das partidas do Jep`s. Segundo Martins, o colégio tinha uma partida marcada contra a Escola Estadual Lucy Requião de Mello e Silva, que fica na Ilha do Mel e o tempo estava muito chuvoso e por medidas de segurança os atletas não chegariam a tempo no ginásio de Esportes Albertina Salmon porque barca não poderia sair pelas condições do mar. “Uma atitude esportiva por parte do CEMD, da Fundesportes e dos árbitros, a partida foi cancelada e remarcada e um detalhe, o jogo aconteceu no outro dia e o CEMD perdeu o jogo”.

Segundo Valmir, este tipo de atitude não é comum e ficaria mais viável para o CEMD vencer a partida por não participação da equipe adversária e ainda perderam o jogo. “A homenagem prestada por nós foi justamente pela consciência de todos em remarcarem a partida, caso raro”.

A diretora do CEMD, Ângela Palanicheski ficou honrada com o mérito recebido e também falou sobre a atitude esportiva. “Muitas vezes o discurso é muito bonito na questão social, mais nem sempre na prática estas atitudes acontecem, assim como o respeito e a solidariedade”.

Para a diretora, a escola não pode cobrar determinadas atitudes dos alunos se ela não promover o humanismo. “Como vamos pregar o humanismo dos atletas de não pregarmos isso aqui dentro? Essa é nossa batalha diária!”.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Paranaguá